quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Mestre do Maracanã - um mergulho na espiritualidade que move um Mestre do Boi


O Boi da comunidade do Maracanã, zona rural de São Luís, bem próxima à zona industrial da capital do Maranhão, é uma tradição secular. A história de resistência do Boi  de Maracanã já foi registrada em  diversos audiovisuais e reportagens de tv e, ano a ano, durante os festejos de São João, arrasta uma legião progressiva de fãs, turistas e seguidores do Boi do Maracanã. Visceral Brasil, as veias abertas da música, série em 13 episódios com curadoria de Carla Joner, foi até o Maracanã com um desafio: o registro do Mestre que está a frente do boi por mais de quarenta anos.

Mestre Humberto é um homem incomum. Nascido e criado na agricultura, nas roças de macaxeira e hortaliças, no extrativismo da Juçara, diz que a solidão desses momentos no cultivo da terra o fizeram criar. Primeiro, os sambas de roda rurais, onde a vivência de um jovem da zona rural virou música e caiu no gosto a comunidade. Depois, veio o chamado de São João - e Mestre Humberto se tornou cantador de Boi - hoje um dos mais famosos de todo o Maranhão.

O registro em documentário tinha o desafio de registrar esse homem incomum, amado e respeitado em sua comunidade, pai de 22 filhos, em um filme inovador. A questão da investigação de sua espiritualidade, sua fé, os caminhos que percorre que refletem em inspiração, em toadas marcantes e inesquecíveis, é o eixo norteador de "O Mestre do Maracanã".

Foram 8 dias intensos que, esperamos nós, traduzam ao menos um fragmento de toda uma riqueza cultural, emocional - e espiritual - difícil de ser captada. A equipe cresceu com Mestre Humberto. Esperamos sim, que o filme seja grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário