terça-feira, 18 de junho de 2013

Sobre o antes - preparativos para o Maranhão

Sempre é grande a expectativa do antes. Se preparar para uma nova etapa de filmagem de um episódio documental de Visceral Brasil exige bastante concentração. Separar equipamento - que não é pouco - fazer as malas, responsabilizar-se por cada um - isso implica no seguro da equipe, em checar e re-checar se está tudo certo com as reservas, com as combinações. Trabalhar em equipe, sempre em equipe. No discurso, sai facinho. Na prática significa juntar gente diferente, que pensa diferente, com sentimentos diferentes, com gostos, idades e formações culturais distintas. Todo mundo junto, convivendo por uma semana, 10 dias, 15, 20...de forma intensa, todo dia, todas as refeições, o tempo todo. Equilibrar relações e emoções é uma tarefa desafiadora que sabemos que, entre várias equipes, não se consegue administrar.

Amanhã iniciamos uma nova etapa. Estar no Maranhão, estar no Maranhão no São João, estar no Maranhão do Mestre do Boi de Maracanã dá um friozinho na barriga. Um desconforto e insegurança de "não dar conta". De não conseguir mostrar o que é o Boi,  o que é um Amo do Boi, sua dimensão e sentidos para um lugar.

E vamos lá, mergulhar nesse universo sonoro, colorido e de muita fé e religiosidade. Viva São João! Viva Mestre Humberto! Viva o Boi de Maracanã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário