quarta-feira, 28 de maio de 2014

a herança de Ernestina

O mergulho por Minas Gerais levou a equipe de Visceral Brasil para as margens do "velho Chico". Na cidade de São Romão, por muito tempo uma referência na produção das famosas carrancas do rio São Francisco, dona Maria do Batuque, por toda uma vida, segurou a tradição do batuque e do bumba boi, herança de sua mãe, Dona Ernestina Francisca Cardoso.

Ao chegarmos, nos deparamos com uma Dona Maria recém recuperada de um longo período de reclusão, por conta de uma queda que a afastou do batuque, do grupo e do próprio irmão, Jerônimo Moura, que herdou a tradição de manter o Caboclo de seu pai, Angelo Gomes de Moura.

O desafio de reunir a família, o grupo, em torno do ritmo do Batuque, liderado por dona Maria, foi enorme - e para isso contamos com o apoio da produtora Fabiana Martins, desde 2006 amiga de dona Maria, uma pessoa especial, sensível e apaixonada pela cultura brasileira de raiz. Mais que isso, Fabiana é a cultura de raiz, está dentro dela, inserida nesse mundo vasto e profundo.

Foram dias dedicados às lembranças, juntos com dona Maria, bem coladinhos, relembrando as canções, reativando as relações, aquecendo e aproximando  a família e o batuque - a caixa mágica de dona Maria e seu ritmo, o roncador, as vozes e a dança.

E a grande felicidade e a emoção de ver o grupo reunido e ver o batuque de São Romão, liderado por Dona Maria e seguido por sua família e seus amigos, foi registrado e eternizado no episódio visceral - "a herança de ernestina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário